• Home
  • NOTICIAS
  • REUNIÃO: ASCAMAJA realiza reunião de diretoria, com presidentes das Câmaras e Conselho fiscal

REUNIÃO: ASCAMAJA realiza reunião de diretoria, com presidentes das Câmaras e Conselho fiscal

A Associação das Câmaras de Vereadores do Alto Jacuí e Região – ASCAMAJA, realizou reunião extraordinária na quarta-feira, dia 09, entre a diretoria, presidentes de Câmaras e Conselho Fiscal da Entidade. A reunião foi convocada pelo presidente da Entidade, vereador Roberto Forchesatto (PP), e serviu como parâmetro de apresentação tanto das contas da atual gestão, como a forma de trabalho da atual diretoria da ASCAMAJA.

Tendo como sede da reunião, o plenário da Câmara de Vereadores do município de Ibirubá, onde os presentes foram recepcionados pela vereadora presidente da Câmara de Ibirubá, Jaqueline Brignoni Winsch (PP). O presidente Roberto abriu os trabalhos, saudando os presentes e explicando que as reuniões entre diretoria, presidentes das Câmaras e Conselho Fiscal da Entidade passarão a serem realizadas de forma rotineira, onde as decisões dos atos da diretoria, serão sempre compartilhados entre as partes.

No evento, todos presidentes das Câmaras associadas presentes tiveram a oportunidade de emitir suas opiniões e compartilhar os dados apresentados na reunião, entre eles, os boletins de caixa da ASCAMAJA, referente os três meses da atual gestão.  A atual diretoria da Entidade, apresentou a Resolução de Mesa Nº. 001/2021 que definiu o prazo e a forma das Prestações de Contas da ASCAMAJA, onde ficou definido – Fica definido que a prestação de Contas (entradas e saídas), da ASCAMAJA, deverá ser feita em livro caixa próprio, com data de abertura, folhas numeradas e rubricadas; Com parecer do Conselho Fiscal; Divulgada mensalmente no portal oficial da ASCAMAJA (ascamaja.com); Com apreciação em Assembleia Geral mensal; Com apreciação do balanço anual em Assembleia Geral, realizada no final de mandato.

Pelo Estatuto da ASCAMAJA, estas prestações de contos eram feitas apenas anualmente, mas segundo presidente da Entidade, o ato de transparência “nos faz que elas sejam feitas doze vezes ao ano, e não apenas uma vez”, explica Roberto.

Também foram discutidos os Projetos do Castra- Móvel, onde no uso da palavra a vereadora ibirubense Dileta Pavão e a vereadora jacuizinhenses Daniela Moraes relataram as demandas que estão buscando em nomoe da ASCAMAJA. O VEREADOR Juliano Hammes, presidente do Conselho Fiscal e da Câmara de Selbach, relatou os procedimentos que foram feitos na parte da Receita Federal, onde foi regularizada a situação fiscal da Entidade.

Já a vereadora Priscila Tramontini (presidente da Câmara de Salto do Jacuí) tesoureira da Entidade, auxiliada pela vereadora taperense Solange Teresinha Vieira Goettems, secretária da ASCAMAJA, conduziram os trabalhos, apresentado os balancetes de entradas e saídas da ASCAMAJA, nos três primeiros meses da atual gestão.

Esses balancetes, serão apresentados na Assembleia Geral Ordinária da quarta-feira, dia 16, e após, remetidos ao Conselho Fiscal para parecer e posterior votação em Assembleia Geral.